Tuesday, October 19

Sofremos Preconceito ou Somos Preconceituosos?

O Dono do blog Negão Internauta estava twittando quando ele viu umas piadinhas do Danilo Gentili, que são um tanto sem graça ( antes de coloca-las aqui quero deixar claro que não estou copiando artigo algum, estou colocando a minha opinião diante de tal situação).
- "Agora no TeleCine KingKong, um macaco q depois q vai p/ cidade e fica famoso pega 1 loira. Quem ele acha q e? Jogador de futebol? "
-"Alguem pode me dar 1 explicacao razoavel pq posso chamar gay de veado, gordo 'de baleia, branco de lagartixa mas nunca um negro de macaco? "
-"Reparem: na piada do KingKong nao disse a cor do jogador. Disse q loira saiu c/ cara pq e famoso. A cabeca de vcs q tem preconceito hein "
-"Qual a cor das pessoas q venderam os negros pros brancos na Africa? Somos todos da mesma raca: a raca de filhos da puta. Relaxem e se matem. "
-Se eu quisesse agradar a todos não seria humorista, seria presidente. Quem não gostou cai fora, pq piores q essa virao... "


É claro que entre uma mensagem e outra, ele tanto recebeu elogios pela piadinha como teve pessoas que não gostaram nenhum pouco da brincadeira do Gentili. Eu estava lendo também os comentários, com as opiniões um tanto dividas e bem elaboradas pelos leitores. Bom mais a opinião dos leitores deixo para o dono do Blog.

Um assunto muito delicado, ao mesmo tempo que uns entenderam a sua comparação, outros se sentiram, não digo ofendidos, mas não foi do agrado de todos. Preconceito hoje existe de todas as formas, entre elas temos preconceitos de todos os tipos: aquele que ganha menos, aquele que mora num bairro ruim, aquele que fala errado, não escreve direito, o gordinho, o cabelo ruim, o dente torto, orelhudo, uma porção deles. Na realidade não quero entrar no mérito da questão. Acho um assunto muito complexo, mas quero que voces acompanhe meu raciocínio para que entendam a onde eu quero chegar. Claro que hoje existe o branco que fala mal do negro, tem o magro que fala mal do gordo, o gordo que não aceita ficar ao lado de um magro, o rico que não se mistura, todos são assim, não digo todos mais de uma Maioria, e bem grande viu? Mas a onde eu quero chegar não é exatamente nisso, eu quero dizer que sofremos preconceito por que temos preconceito, é uma forma de defesa.Deixarei mais claro: Quem nunca teve aquele amigo bobão na sala de aula? O nerdão que se exclui de todo mundo. Certamente por que ele tem mais dificuldade de se relacionar e de se enturmar com as pessoas, e por ele ter essa dificuldade de se relacionar ele usa isso como defesa e joga como argumento, por ser excluido e ter essa dificuldade ele acha que estão excluindo ele. E uma série de situações, o que eu quero dizer é que o preconceituoso mora dentro daqueles que ACHAM que sofre preconceito. Sempre tem aquele que pensa " Não falam comigo por que eu sou gordo", " Não gostam de mim por que eu sou magrelo", "Não me acham legal por que não tenho roupas de marca", "Não sou descolado" é claro que existe os caras que são extremamente preconceituosos e assumem isso em praça publica. Mas tenha certeza que esses são minoria, o preconceito esta na cabeça de quem acha que é vitima de preconceito. Um comentário muito interessante e que me chamou atenção foi a de um rapaz que  não se identificou, e diz o seguinte:

" Aqui no Brasil hoje em dia é tudo em volta de ajudar os negros, como por exemplo esse negócio de sistema de cotas, será que o governo acha que os negros não tem capacidade para entrar na facul e por isso ajudam eles? Isso sim eu acho racismo! E se um negro fala preconceituosamente de um branco? não acontece nada, se temos que chamar os negros de afro-descendentes, quero ser chamado de caucasiano! "
Meus créditos ficam para esse comentário....

No comments:

Post a Comment