Monday, October 4

Desabafo

"Francisco Everaldo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca, 45, provoca  risos e indignação desde que a campanha eleitoral começou na  TV."

Parece mentira mas é verdade. Quantas e quantas noticias,  artigos em blogs eu cansei de ver falando sobre o nosso ilustre  Tiririca. Não vou negar que no começo eu até encarei como uma  piada, não vou mentir que achei engraçado. Imagina! Tiririca ser  eleito? Para né? Mas aí veio a realidade, essa história foi ficando  séria de mais, e foi aí que eu acabei pensando no futuro, e se ele  realmente fosse eleito?
Me causava repulsa de imaginar Dilma e Tiririca assumindo nós, brasileiros. Me deu calafrios, mas nunca pensei que o ser  humano fosse tão racional e burro! Principalmente os  brasileiros, que acham engraçado entregar o poder á um simples  humorista.

Politica é coisa séria. No meu trabalho andei pesquisando  indiretamente o que meus colegas achavam nessa história  absurda. Também procurei saber na minha família e amigos. E  todas as respostas, comentários e discussões foram as mesmas:  repudio! Como que uma pessoa que não tem histórico nenhum,  não tem uma proposta concreta consegue um milhão de  votos? Sim, um milhão! A resposta é clara, a culpa não é do  Tiririca que apareceu na televisão para ser candidato e fomos  intimados a votar nele. A culpa é inteira e tão somente do POVO! Com a minha "pequena" pesquisa jamais pensei que ele  seria eleito, mas foi. Infelizmente meu caro, foi eleito. Por um  milhão de pessoas que acreditam que 'pior que tá não fica', e  ai se algum familiar dos eleitores sofrerem alguma negligência  diante dos órgãos públicos, dos postos de saúde e da  nossa educação, receberemos " pior que tá não fica" como resposta.

Veja bem, não estou defendendo ninguém, olhem o presidente  Lula, que todos o chamam de cativo no estado e analfabeto que fez melhorias para todos! Muitas pessoas foram para a classe média, novas implantações e " n" projetos. Mas percebam que ele tem um VASTO passado envolvido com a politica. Quem é Tiririca?O que o candidato Francisco Everaldo Oliveira Silva tem a nos oferecer? Ele fez uma entrevista com o Grupo Folha e tem um trecho que diz o seguinte:

*Folha
Sabe o que o PR propõe, como se situa na política?
**Francisco Everaldo
Cara, com sinceridade, ainda não me liguei nisso aí, não. O meu  foco é nessa coisa da candidatura, e de correr atrás. E caso vindo  a ser eleito, aí a gente vai ver.
*Folha
Quais são as suas principais propostas?
**Francisco Everaldo
Como eu sou cara que vem de baixo, e graças a Deus consegui  espaço, eu tô trabalhando pelos nordestinos, pelas crianças e  pelos desfavorecidos.
*Folha
O que você poderia fazer pelos nordestinos?
**Francisco Everaldo
Acabar com a discriminação, que é muito grande. Eu sei que o  lance da constituição civil, lei trabalhista... A gente tem uma  porrada de coisa que... de cabeça assim é complicado pra te falar.  Mas tá tudo no papel, e tá beleza. Tenho certeza de que vai dar  certo.


Super homem? Ele acredita que sim! Não que seja IMPOSSÍVEL  acabar com a miséria no Brasil e nem que seja impossível acabar  com as discriminações. Quem hoje não acredita em um mundo  melhor? Onde não existe guerras, discriminação e pobreza? Eu  penso assim. Mas os fatos são totalmente diferentes e talvez  irreversíveis! Desde há muito tempo, existe a discriminação. Não vai ser um Tiririca que vai acabar com essa discriminação. Como já citei no blog, precisamos mudar a nós mesmo para que outras coisas sejam mudadas. Uma delas é o preconceito, não só com nordestinos eu falo de um modo geral: brancos, negros, gordos, pobres, deficientes, idosos.

E quantas campanhas foram em vão, para esse um  milhão de eleitores: " vote consciente ", " dia 3 o futuro do Brasil  está em suas mãos!" Claro, e estamos praticamente com o pé na   cova. Espero que tudo o que eu esteja escrevendo, e o que  penso não seja verdade. Mas não é preciso de cartomante para  prever o nosso futuro. Acredito sim em um mundo melhor, em  um Brasil de primeiro mundo! Mas para que isso aconteça precisamos de saber primeiro quem somos, para ver quem irá nos representar, e por muita ironia, os palhaços votaram em um  palhaço!

A sociedade precisa saber distinguir o que é Humorista e o que  é Candidato para nos representar. Seja consciente e não inconsequente.

                                                                     Litha Meleiro

1 comment: